NOTÍCIAS

21-FEV-2017

I Seminário de Avaliação e acompanhamento das ações do Plano Piloto Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta as Secas de Piquet Carneiro.

21 DE FEVEREIRO DE 2017
A Secretaria Municipal da Agricultura Familiar de Piquet Carneiro, realizou na manhã de hoje (21/02), o I Seminário de Avaliação e acompanhamento das ações do Plano Piloto Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta as Secas de Piquet Carneiro. O evento aconteceu no auditório da SAF e contou com a participação do prefeito Bismarck Bezerra, do coordenador da Câmara Técnica do Plano, Josias Farias, da meteorologista Meire Sakamoto, chefe do Núcleo de Meteorologia da Funceme, secretários de agricultura dos municípios de: Quixeramobim, Salitre e Campos Sales, além de representantes de associações comunitárias, secretários municipais, vereadores, lideranças sindicais e outros segmentos da sociedade civil. Abrindo o evento, o prefeito Bismarck destacou a importância do plano, a quem se reporta com conhecimento de causa, por ter acompanhado como secretário de agricultura os primeiros passos de sua criação, sua trajetória e principalmente os reflexos positivos de resultados que já começam a ser colhidos pelo município. Já o coordenador do plano Josias Farias, elencou os principais avanços destacando a instalação de 06 estações agrometeorológica em regiões estratégicas do município e a sinalização positiva do governo para a necessidade da construção do açude Soledade. Respaldando a eficiência da elaboração do plano, Josias destacou a apresentação do mesmo acompanhado pelo ex-prefeito Expedito, durante o Seminário: Rumo a uma Gestão Proativa de Secas – Monitor de Secas do Nordeste e Planos de Preparação para as Secas. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Ed. Parque Cidade Corporate, em Brasília, a convite do BIRD. De acordo com Josias, o Programa de Ampliação do Plano Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta às Secas, depois de Piquet Carneiro, está sendo trabalhado o município de Quixeramobim. Em seguida, disse, será a vez de Campos Sales e Salitre, inclusive presentes no seminário. Segundo o secretário da pasta,Pedro Alcântara, medidas importantes já foram adotadas a partir do plano, no sentido de promover a sustentabilidade em período de secas como: o apoio a bovinocultura leiteira, apicultura, central comercialização de produtos da agricultura familiar, apoio e incentivo a produção de silagem como alternativa alimentar do rebanho, acompanhamento na operação "carro pipa" e forma a atender as famílias da zona rural, gestão do caminhão pipa (PAC2), divisão do município em 08 regiões, cada uma delas assistidas por um técnico e apoio a infraestrutura hídrica. Medidas que demonstram com clareza o engajamento e a preocupação da municipalidade com o bem-estar das famílias piquenses.
QUADRA INVERNOSA
Um dos momentos mais esperados do evento, foi nitidamente a participação da chefe do núcleo de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meire Sakamoto, que divulgou a previsão climática para o acumulado de chuvas nos meses de Março, Abril e Maio, com maior probabilidade de precipitações abaixo da média no total do trimestre (37%). O percentual de que se atinja a média é de 42%. Acima dela é de apenas 20%. Mesmo não representando o desejado, diante da grande expectativa pela previsão climatológica para a quadra chuvosa de 2017, os números são comemorados por serem as melhores previsões desde 2012, fato, que evitaria o agravamento dos impactos negativos da seca prolongada em vários setores, em especial o de recursos hídricos, visto que o município conta hoje com somente 0,06% de água no açude São José, principal reservatório do município.
Por: Laércio Vitoriano

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 78 dia(s)

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Recadastramento acontecerá entre os dias 15 e 30 de janeiro

#Administração Há 112 dia(s)

Sorteio do Programa IPTU Premiado 2023.

A Prefeitura de Piquet Carneiro, realizou hoje, sexta feira dia 08 de dezembro, o sortei [...]

#Administração Há 149 dia(s)

1° Reunião da Comissão para reforma da Lei Orgânica do Município de Piquet Carneiro-Ce.

Hoje dia 01 de novembro de 2023, foi realizado a primeira reunião com a comissão para re [...]

#Administração Há 260 dia(s)

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro.

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro. [...]

#piquetcarneiro Há 304 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#Saúde Há 309 dia(s)

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PRE [...]

#AssistênciaSocial Há 331 dia(s)

1º TERMO ADITIVO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL N.º 01/2023/CMDCA

PREFEITURA MUNICIPAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1º [...]

#DefesaCivil Há 359 dia(s)

PREFEITURA DE PIQUET CARNEIRO DECRETA EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS

Decreto Nº 015/2023 foi publicado hoje, quarta-feira 05 de abril As fortes chuvas qu [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito