CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 23/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA FAMILIAR GOVERNO FEDERAL DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM PIQUET CARNEIRO E MAIS 21 MUNICÍPIOS CEARENSES O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou nesta segunda feira (22), no Diário Oficial da União (DOU) o reconhecimento federal de situação de emergência em 22 municípios cearenses, dentre eles, o município de Piquet Carneiro. Com a medida, os entes já podem solicitar ajuda emergencial e recursos da União. A portaria, facilita o envio de recursos emergenciais da União destinados às ações de combate à seca e redução dos impactos da estiagem como a distribuição de água por meio de carros-pipa nesses municípios. Segundo o Secretário da Agricultura Familiar, o município já havia solicitado o reconhecimento, pois mesmo considerando que as chuvas ficaram acima da média, o consumo humano é alto e os principais reservatórios que estavam desabastecidos por conta dos consecutivos anos de estiagem, não acumularam água suficiente para atender a demanda. Disse o secretário. Já na avaliação do prefeito Bismarck, apesar da melhor quadra chuvosa dos últimos sete anos, a irregularidade das chuvas vem comprometendo o armazenamento de água desde 2012 causando sérios problemas ao abastecimento, por isso, precisamos estar atentos, cobrando as medidas necessárias para garantirmos o abastecimento a todas comunidades que necessitem. Disse o prefeito.

Por: Laércio Vitoriano
#Agricultura 17/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PIQUET CARNEIRO CONQUISTA MAIS UMA EDIÇÃO DO “SELO VERDE – MUNICÍPIO APROVADO”. Resultado de uma gestão compromissada com o desenvolvimento sustentável a partir da implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações voltadas para área ambiental, realizado pela secretaria municipal do Meio Ambiente que tem a frente da pasta, a secretária Vera Silva, em parceria com as demais secretarias que compõem a administração pública do município, Piquet Carneiro conquista pela 5ª edição consecutiva, o SELO MUNICÍPIO VERDE - 12ª Edição/2018.
Os municípios aprovados, foram avaliados em cinco (5) Eixos Temáticos, são eles: Política Municipal de Meio Ambiente; Saneamento Ambiental e Saúde Pública; Recursos Hídricos; Agricultura Sustentável e Biodiversidade. A primeira fase se constituiu de análise a partir da documentação comprobatória, conforme o Formulário de Avaliação. Após a avaliação documental, os municípios que atingiram a nota de corte - igual ou maior que 50 pontos - do Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) foram pré-selecionados e receberam visita "in loco" de técnicos da SEMA e de representantes do Comitê Gestor para averiguação das informações.
Na avaliação do prefeito Bismarck que se encontra em Brasília/DF, onde tomou conhecimento do resultado, disse que recebe a notícia com alegria, pelo reconhecimento do estado as medidas protetivas adotadas pelo município em defesa do nosso meio ambiente.
Os 24 municípios classificados receberão da SEMA a Certificação e a Premiação Selo Município Verde em solenidade que acontecerá às 15hs do dia 21 de Novembro, no Auditório do Iate Plaza Hotel, em Fortaleza-CE.

Por: Laércio Vitoriano
#Agricultura 15/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA FAMILIAR AVANÇA PIQUET: MAIS ÁGUA PARA NOSSA GENTE De acordo com a Ordem de Serviço assinada no último dia 07/08, na Secretaria da Agricultura Familiar do município, a construção dos 15 poços profundos foram iniciadas e continuam a todo vapor levando água as comunidades. Conforme programação estabelecida pela gestão municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, 05 (cinco) comunidades já foram concluídas, sendo elas: Distrito de Mulungu (120 famílias - Vazão: 1.500lt/h), Manoel Lopes (15 famílias - Vazão: 5.000lt/h), Melado (21 famílias - Vazão: 1.500lt/h), Fechado (43 famílias - Vazão: 3.000lt/h) e Brasília (35 famílias - Vazão: 1.000lt/h). Hoje, a comunidade de Variante com 19 famílias, receberá a máquina perfuratriz para construção de mais um poço. Ao todo, nesta etapa, serão 15 comunidades, dos quatro cantos do município atendidas com esse importante benefício, fruto de uma justa solicitação do prefeito Bismarck ao presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, que viabilizou a ação, junto ao Departamento Nacional de obras Contra as Secas (DNOCS). A meta da gestão municipal, estabelecida nas diretrizes do Programa Municipal de Investimentos em Infraestrutura – AVANÇA PIQUET, é levar o maior número de poços as comunidades do município, independente das quadras invernosas e assim garantir preventivamente a segurança hídrica de abastecimento a todas as famílias do município, como também garantir água aos nossos rebanhos.

Por: Laercio Vitoriano
Imagens: Dênison Ferreira
www.piquetcarneiro.ce.gov.br
Emitido dia 16/05/2024 às 18:27:14