CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 24/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PIQUET CARNEIRO ATINGE NOTA MÁXIMA EM QUALIDADE AMBIENTAL O município de Piquet Carneiro conseguiu pelo segundo ano consecutivo mais uma grande conquista, dessa vez na área ambiental. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Piquet Carneiro atingiu a nota máxima no IQM - Índice de Qualidade Ambiental, instituído pelo Decreto n° 29.306, de 5 de junho de 2008, e recentemente alterado pelo Decreto n° 32.482, de 29 de dezembro de 2017, e é um mecanismo que possibilita aos municípios a receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS. O município de Piquet Carneiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou do processo seletivo em 2018 e atingiu nota máxima. Assim, em 2019, 2% do ICMS arrecadado no Estado foi convertido no ICMS Ecológico e está dividido entre todos aqueles que se inscreveram no processo seletivo do IQM-2018. Essa divisão ocorre de maneira sistemática, de modo que o montante recebido é proporcional à sua nota. Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente Vera Silva, em 2019, Piquet Carneiro atingiu mais uma vez nota máxima e será contemplado em 2020, com o valor aproximado R$ 450.000,00, que serão repassados ao CODESUL (Consórcio de Desenvolvimento do Sertão Central Sul), e investidos na implementação do Plano Municipal de Coletas Seletivas Múltiplas. “Esse resultado é fruto de um trabalho sério que prioriza a limpeza urbana, a coleta seletiva, os cuidados com nosso meio ambiente. Divido essa conquista com nossos garis, com nossa equipe de meio ambiente na pessoa da secretária Vera Silva e toda a população que diariamente contribui para atingirmos esse resultado proporcionando um município ambientalmente viável e melhor de se viver” comemorou o prefeito Bismarck. Avança Piquet!!! Confira o resultado: https://www.sema.ce.gov.br/…/planilha-IQM-2019-SITE-230719.…

Por: Laércio Vitoriano
#Agricultura 17/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PIQUET CARNEIRO CONQUISTA MAIS UMA EDIÇÃO DO “SELO VERDE – MUNICÍPIO APROVADO”. Resultado de uma gestão compromissada com o desenvolvimento sustentável a partir da implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações voltadas para área ambiental, realizado pela secretaria municipal do Meio Ambiente que tem a frente da pasta, a secretária Vera Silva, em parceria com as demais secretarias que compõem a administração pública do município, Piquet Carneiro conquista pela 5ª edição consecutiva, o SELO MUNICÍPIO VERDE - 12ª Edição/2018.
Os municípios aprovados, foram avaliados em cinco (5) Eixos Temáticos, são eles: Política Municipal de Meio Ambiente; Saneamento Ambiental e Saúde Pública; Recursos Hídricos; Agricultura Sustentável e Biodiversidade. A primeira fase se constituiu de análise a partir da documentação comprobatória, conforme o Formulário de Avaliação. Após a avaliação documental, os municípios que atingiram a nota de corte - igual ou maior que 50 pontos - do Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) foram pré-selecionados e receberam visita "in loco" de técnicos da SEMA e de representantes do Comitê Gestor para averiguação das informações.
Na avaliação do prefeito Bismarck que se encontra em Brasília/DF, onde tomou conhecimento do resultado, disse que recebe a notícia com alegria, pelo reconhecimento do estado as medidas protetivas adotadas pelo município em defesa do nosso meio ambiente.
Os 24 municípios classificados receberão da SEMA a Certificação e a Premiação Selo Município Verde em solenidade que acontecerá às 15hs do dia 21 de Novembro, no Auditório do Iate Plaza Hotel, em Fortaleza-CE.

Por: Laércio Vitoriano
#MeioAmbiente 15/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Festa Anual das Árvores Programação Tema: Adote uma Árvore Período: 20 a 23 de março de 2018 20/03 - Terça-feira

7h30 - Abertura

Apresentação do Projeto de Recuperação da Área do antigo lixão do Bom Sucesso

Local: Sala Verde

08h30 - Visita técnica a área do antigo lixão e plantio de mudas de espécies nativas do bioma Caatinga

Local: Sítio Bom Sucesso

Público-alvo: gestores municipais, servidores públicos, professores e alunos.

21/03 - Quarta-feira

7h30 - Plantio de mudas de carnaúba na Avenida Alfredo Fernandes Franco

08h- Cine Ambiental - Exibição do Filme“Lórax, em busca da trúffula perdida”

Roda de conversas, plantio de espécies nativas do bioma Caatinga

Público-alvo: Professores e alunos da escola Reino Infantil

Local: Sala Verde

13h30 - Cine Ambiental - Exibição do Filme“Lórax, em busca da trúffula perdida”

Roda de conversas, plantio de sementes de espécies nativasdo bioma Caatinga

Público-alvo: Professores e alunos da Escola Mestra

Local: Sala Verde

22/03- Quinta-feira

07h30 - Ação de enriquecimento ambiental em trecho de mata ciliar do Açude São José II- Projeto MMA/FNMA

Público-alvo: Professores e alunos da EscolaMariana Caseca

Local: Sítio São José

08h- Cine Ambiental - Exibição do Filme“Lórax, em busca da trúffula perdida”

Roda de conversas, plantio de espécies nativasdo bioma Caatinga

Público-alvo: Professores e alunos da escola Azarias Fernandes

Local: Sala Verde

13h30 - Cine Ambiental - Exibição do Filme“Lórax, em busca da trúffula perdida”

Roda de conversas, plantio de espécies nativasdo bioma Caatinga

Público-alvo: Professores e alunos da escola Azarias Fernandes

Local: Sala Verde

23/01-Sexta-feira

07:30- Plantio de ipês na Rua José Bezerra Limae realização da Campanha “Adote uma Árvore”

Público-alvo: moradores, professores e alunos da escola Mestra

08h-Distribuição de mudas para a população do município

Local: Sala Verde

08hs - Cine Ambiental - Exibição do Filme“Lórax, em busca da trúffula perdida”

Roda de conversas, plantio de espécies nativasdo bioma Caatinga

Público-alvo: Professores e alunos da escola Pingo de Gente

Local: Sala Verde

Piquet Carneiro, 01 março de 2018.
www.piquetcarneiro.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 20:09:33