NOTÍCIAS

28-AGO-2019

CMAS e SMAS realizam a IX Conferência Municipal da Assistência Social

#AssistênciaSocial POR LUCIELE MACHADO 28 DE AGOSTO DE 2019
Na manhã desta quarta-feira (28/08) o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) em conjunto com a Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS), realizou a IX Conferência Municipal da Assistência Social, neste ano tendo como tema central: " Plano Decenal 2016 a 2026 - Desafios e Possibilidades para a Assistência Social em tempos de crise".

Na abertura do evento estiveram presentes, o Prefeito Municipal Bismarck Bezerra; Vice Prefeito Valyres; Secretária da Assistência Social Tamara Machado; Presidente do CMAS Tanmyres Gonçalves; Chefe de Gabinete Edinardo Sales; Secretária do Meio Ambiente Vera Silva; Secretária da Educação, Cultura e Desporto Neila Vitoriano; Secretário de Comunicação Laércio Vitoriano; representante do Ministério Público Estadual da Comarca de Piquet Carneiro Dr. Rafael Matos de Freitas; Procurador do Município Dr. Thiago Batista; representantes do Poder Legislativo, Presidente Niclézio Bezerra, Vereadores Keilhiane Vieira, Alexsander Carnaúba; Articuladora do Selo Unicef Francisca Do Carmo; e representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, bem como também dos membros do Trabalhadores(as) do SUAS e dos Usuários.

Após as falas da mesa de autoridades, deu-se início a palestra com a conferencista magna, Assistente Social Ravenna Guimarães que é Presidente do Conselho Estadual da Assistência Social do Ceará.

Depois de encerrado a palestra, foi realizada a divisão de grupos para discussão e elaboração de propostas que darão norte para os próximos 02 anos da política pública da Assistência Social, as subtemáticas de discussão dos grupos ficou direcionada partir dos seguintes eixos temáticos:

EIXO 1: Financiamento Público da Política Pública de Assistência Social;
EIXO 2: A Proteção Social do SUAS e a relação com o Sistema de Justiça;
EIXO 3: O SUAS e a Previdência Social.

Decorrido a discussão dos grupos, foi apresentada e aprovada as principais propostas de nível Municipal, Estadual e Federal pela plenária da conferência, onde ao fim foi também escolhido os delegados representantes do Poder Público e Sociedade Cívil que representarão o município na XIII Conferência Estadual que ocorrerá na Cidade de Fortaleza.

Os representantes escolhidos democraticamente pela a plenária são:

Sociedade Civil:
Titular - David Gonçalves
Suplente - Mirian Almeida.
-Poder Público:
Titular - Tanmyres Gonçalves
Suplente - Ronalda Lacerda

De acordo com a Presidente do CMAS Tanmyres Gonçalves, "a discussão realizada na data de hoje, demonstra o compromisso que cada conselheiro e os participantes que compareceram tem para com a Política de Assistência Social em nível municipal, e é dessa forma que buscamos fortalecer esta política pública, pois é discutindo e formulando propostas que construiremos caminhos para produzir mecanismos que garanta o fortalecimento das políticas sociais", disse.

Nas palavras da Secretária da Assistência Social, Tamara Machado, " Hoje se concretiza mais um GRANDIOSO e importante momento para a Política de Assistência Social do nosso município, tivemos diversas representações do Poder Público e da Sociedade Civil, participação do Promotor de Justiça Dr. Rafael Matos e da palestrante magna Ravenna Magalhães. Cada palavra, discussão e proposições em busca do Fortalecimento da ASSISTÊNCIA SOCIAL de Piquet Carneiro foi realizado conforme as normativas legais que segue uma conferência democrática, é mais uma ação pela a busca da garantia do direito de políticas sociais destinadas aquelas pessoas que dela venham a necessitar. Desde já agradeço aqui a toda equipe técnica da SMAS e CRAS e a todos os conselheiros do CMAS através da Presidente Tanmyres Gonçalves, e ao nosso Prefeito Municipal Bismarck Barros Bezerra, que mesmo diante de tantos retrocessos dos direitos sociais brasileiro, caminha na direção contrária tentando fortalecer essa política em território municipal. E é com o sentimento de gratidão que agradeço a cada um dos participantes que se fizeram presente nesta conferencia Municipal".

É por meio da parceria, da construção e efetivação dos programas, projetos, serviços e benefícios sociais, que a SMAS e CMAS com o apoio da Gestão Municipal 'Construindo com Você' vem buscando nos últimos dois anos promover o desenvolvimento dessa política pública, e a partir dessa conferência se traçou novas estratégias e planejamento em prol de uma política pública de Assistência Social destinadas a todos usuários que dela venham necessitar.
Texto:
Lairto Vieira

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento Há 24 dia(s)

COMUNICADO IMPORTANTE

Informamos que excepcionalmente no próximo domingo, não ocorrerá a tradicional Feira do [...]

#Administração Há 107 dia(s)

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Recadastramento acontecerá entre os dias 15 e 30 de janeiro

#Administração Há 141 dia(s)

Sorteio do Programa IPTU Premiado 2023.

A Prefeitura de Piquet Carneiro, realizou hoje, sexta feira dia 08 de dezembro, o sortei [...]

#Administração Há 178 dia(s)

1° Reunião da Comissão para reforma da Lei Orgânica do Município de Piquet Carneiro-Ce.

Hoje dia 01 de novembro de 2023, foi realizado a primeira reunião com a comissão para re [...]

#Administração Há 289 dia(s)

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro.

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro. [...]

#piquetcarneiro Há 333 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#Saúde Há 338 dia(s)

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PRE [...]

#AssistênciaSocial Há 360 dia(s)

1º TERMO ADITIVO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL N.º 01/2023/CMDCA

PREFEITURA MUNICIPAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1º [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito